segunda-feira, 9 de abril de 2012

Ir de férias


Diz o Código do Trabalho português que as férias devem ser marcadas até ao dia 15 de Abril de cada ano. Já as marcaram? Eu já :)

Quer seja para ficar por casa, ir para fora cá dentro, dar uma escapadinha de uns dias ou uma longa viagem para longe, há que aproveitar bem! São poucos dias, por isso têm de ser rentabilizados.

Nos dias em que ficamos por casa, gostamos de aproveitar para dar um saltinho à praia, ir comer um crepe à melhor geladaria do mundo, fazer as refeições na varanda e descansar!

Mas uma escapadinha fora de casa também sabe bem! Mudar de ares, conhecer outras culturas e hábitos, experimentar diferentes comidas e passear muito.

Um planeamento atempado das férias fora de portas pode poupar muitos euros. Marcar voos com antecedência, fazendo uma pesquisa na internet. Pesquisar hotéis e locais a visitar, procurando opiniões de diferentes visitantes, também pode melhorar, e muito, a viagem.

E porque os tempos actuais obrigam a uma certa contenção orçamental, há que fazer bem as contas para não estar o resto do ano a lamentar o dinheiro gasto. Não se endividem para ir de férias. Se o dinheiro escasseia agora, também vai escassear quando for altura de começar a pagar o empréstimo com taxas de juro astronómicas.

Se todos os meses pouparem um pouco (o equivalente ao que pagariam pelo empréstimo), quando chegarem às tão desejadas férias, já as poderão gozar sem preocupações.

Um conselho que deixo para tempos de crise e não só: como diz o meu pai, temos de fazer como a formiga: poupar para tempos difíceis.

E não é preciso gastar muito para descansar. Se um dos amigos tem uma casa na “terra” ou na praia, juntem-se todos, partilhem carros, façam as refeições em casa e desfrutem de uns tempos passados em boa companhia!

Boas férias!

Sem comentários:

Enviar um comentário